Experimentos de cruzamentos recíprocos como ferramenta para avaliar o isolamento reprodutivo numa zona de hibridação natural da família Orchidaceae Juss.

Autores

  • Tiago Manuel Zanfra de Melo e Gouveia Instituto de Botânica de São Paulo
  • Fábio Pinheiro Instituto de Botânica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7594/revbio.14.01.03

Palavras-chave:

Barreiras reprodutivas, Epidendrum, Híbridos, Sucesso reprodutivo

Resumo

Híbridos são descendentes do cruzamento entre indivíduos de duas espécies cujas barreiras reprodutivas não estão completamente estabelecidas. Hibridação é particularmente comum em certos gêneros da família Orchidaceae. Na Serra dos Órgãos no estado do Rio de Janeiro ocorrem em simpatria duas espécies irmãs do gênero Epidendrum: E. secundum Jacq e E. xanthinum Lindl, além de indivíduos com caracteres intermediários, supostos híbridos. Neste trabalho avaliamos a hipótese de hibridação e a intensidade do isolamento reprodutivo entre estas espécies. Utilizando experimentos de polinização recíproca foi possível detectar hibridação entre as espécies. O baixo sucesso reprodutivo dos híbridos formados é uma importante barreira reprodutiva que promove isolamento reprodutivo forte o suficiente para manter a coesão destas espécies.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Experimentos de cruzamentos recíprocos como ferramenta para avaliar o isolamento reprodutivo numa zona de hibridação natural da família Orchidaceae Juss. (2018). Revista Da Biologia, 14(1), 17-23. https://doi.org/10.7594/revbio.14.01.03