Aprendizagem e Memória

Autores

  • Rodrigo Pavão Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Fisiologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v1p16-20

Palavras-chave:

Aprendizagem, memória, histórico.

Resumo

A capacidade de aprender permite com que seja possível prever eventos futuros baseado nas regularidades passadas memorizadas, trazendo significativa vantagem adaptativa. Nessa revisão será apresentado um histórico do estudo da aprendizagem e memória, discutindo trabalhos que contribuíram para a distinção dos diferentes tipos de memória e seus mecanismos de funcionamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Baddeley AD., EK Warrington (1970). Amnesia and the distinction between long-and short- term memory. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior. v. 9, p. 176-189.

Bear MF., BW Connors e MA Paradiso (2002). Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ed, Artmed Editora.

Carlson NR (1998). Physiology of behavior. Boston: Allyn and Bacon. 6a ed.

Ebbinghaus H (1985). Memory: A contribution to experimental psychology (Henry A. Ruger & Clara E. Bussenius, Trad.). Original publicado em New York: Teachers College, Columbia University. (Original em alemão REVISTA DA BIOLOGIA – www.ib.usp.br/revista – volume 1 – dezembro de 2008 20“Über das Gedächtnis” publicado em 1885).

Gold PE., W Farrell e RA King (1971). Retrograde amnesia after localized brain shock in passive-avoidance learning. Physiology & Behavior, 7(5):709-712.

Helene AF., GF Xavier (2007a). Memória (e a elaboração da) percepção, imaginação, inconsciente e consciência. Em Landeira-Fernandes J, Silva MTA (Eds.), Intersecções entre psicologia e neurociências, MedBook Editora Científica Ltda.

Helene AF., GF Xavier (2007b). Interfaces entre a psicologia e as ciências biológicas: um olhar a partir da biologia. Em Bastos AVB, Rocha NMD (Org.). Psicologia. Novas direções no diálogo com outros campos de saber. Casa do Psicólogo.

James W (1890). The Principles of Psychology. Em http://psychclassics.yorku.ca - 10jul2008.

Knowlton BJ, JA Mangels, LR Squire (1996) A neostriatal habit learning system in humans. Science 273, 1399-402.

Lashley KS (1929). Brain mechanisms and intelligence. Chicago: University of Chicago.

Pavlov, IP (1927). Conditioned reflexes: An investigation of the physiological activity of the cerebral cortex (G. V. Anrep, Trad.).

Perretta JG., G Pari, RJ Beninger (2005). Effects of Parkinson's disease on two putative nondeclarative learning tasks: probabilistic classification and gambling. Cogn Behav Neurol 18, 185-92.

Scoville WB., B Milner (1957). Loss of recent memory after bilateral hippocampal lesion. Journal do Neurology, Neurosurgery and Psychiatry; 20:11-21.

Shashoua V. (1985). The role of extracellular proteins in learning and memory. American Scientist, 73, 364-370.

Xavier GF (2004). Aula Memória. Disciplina BIF211 – Ciências Biológicas – USP.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Edição

Seção

Revisão