INDEXADORES
REDES SOCIAIS
SOBRE A REVISTA
A Revista de História (RH) é um periódico de avaliação QUALIS A1 (História/Interdisciplinar) que publica artigos em português, inglês, espanhol e francês, originais inéditos ou traduzidos, resenhas, entrevistas com historiadores e edições críticas de fontes documentais.
Publica também textos de outras áreas das humanidades.
Pretende, assim, contribuir para o debate qualificado no âmbito historiográfico direcionado a um público mais amplo, além de servir como meio de divulgação da produção universitária brasileira.
O periódico está alinhado com as práticas de ciência aberta e a promoção de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na gestão e operação.
DOUTORADO EM ANDAMENTO (autoria e coautoria)
O processo de avaliação dos textos submetidos à RH realiza-se da seguinte forma:
Fluxo Contínuo (Ahead of Print). Desde 2017, a RH é publicada apenas on line.
A Revista de História segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) (https://publicationethics.org/) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, por favor consulte https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf
A RH pratica o acesso livre e gratuito de seu conteúdo através das plataformas:
Após aprovação final, revisões e editoração, os textos são imediatamente publicados em Ahead of print. A Comissão Editorial define os critérios para publicação imediata ou futura do artigo em edição, conforme cronograma interno.
A RH resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor.
As opiniões e os conteúdos expressos nos textos publicados pela RH são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
A reprodução dos textos editados pela RH é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A RH, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é uma das revistas especializadas em História mais antigas do Brasil, fundada em 1950 pelo professor Eurípedes Simões de Paula.
A RH publica artigos nos idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês (originais inéditos ou traduzidos), resenhas, entrevistas com historiadores e edições críticas de fontes documentais. Ocasionalmente, também publica textos de áreas afins (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Economia, Sociologia etc).
Pretende, assim, contribuir para o debate qualificado no âmbito historiográfico, para um público mais amplo além de servir como meio de divulgação da produção universitária brasileira.
Desde 2017 sua publicação é em fluxo contínuo (ahead of print).
O periódico está alinhado com as práticas de ciência aberta e a promoção de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na gestão e operação.