Introdução aos Estudos Históricos (VIII) - 4a parte: As interpretações da História através dos séculos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105131Palavras-chave:
Interpretação, História, Estudos históricosResumo
Os termos, empregados pelo historiador e pelo sociólogo, tem os seus altos e baixos. O termo "burguês" era, em certa época, a suma expressão de tudo o que é prudente e moderado, honrado e leal e, ao mesmo tempo, empreendedor e progressista; atualmente está completamente desacreditado. Acadêmicos, românticos, artistas e revolucionários têm concorrido para difamar ce cochon qui désire mourir de vieileose (Léon Bloy). Coitado do burguês! É difícil não escrever uma sátira sobre ele. Tudo quanto é mesquinho e vulgar, interesseiro e reacionário, covarde e medíocre é insinuado por esta palavra injuriosa, cheia de carga explosiva como poucas outras. Até os próprios burgueses falam com certo desprezo do "burguês".
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).