Noções de numismática (V): Numismática grega 2a. parte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105132Palavras-chave:
Numismática, Grécia, Sistemas monetáriosResumo
Na numismática grega, devemos ter em vista os vários sistemas monetários que vigoraram na Antigüidade, conhecendo a sua origem, a derivação e o modo como se propagaram entre os diversos povos helênicos e afins. Não trazendo as moedas gregas indicação do valor, este estudo é particularmente baseado nos padrões e pesos da sua moedagem que variava segundo a localidade e a época; por essa razão, é cheio de dificuldades e, em muitos pontos ainda obscuro. São problemas que interessam à Metrologia antiga, questões que se prendem aos sistemas ponderais usados pelos povos da mais remota Antigüidade, anteriores mesmo a invenção da moeda. Como a Metrologia apresenta ainda muitas dúvidas e às vezes simples hipóteses, embora plausíveis, e como esta ordem de indagações se prende mais à história do comércio e da vida econômica dos povos da Antigüidade do que propriamente à Numismática, será bastante ter presente o sistema monetário ático ou eubáico, que foi o mais difundido entre os gregos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).