Origem e fundação do Serviço de Proteção aos Índios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1959.107270Resumo
(Primeiras linhas do texto)
"Em 7 de setembro de 1910, um serviço nacional de prote-ção indígena, comumente conhecido com o S.P.I., ou Serviço de Proteção aos Índios, foi inaugurado no Brasil. Sendo um departamento dentro do Ministério da Agricultura, seus poderes de supervisão, em âmbito nacional, dos assuntos indígenas e o fato de ter responsabilidade apenas perante o Govêrno Federal, ameaçaram a soberania dos Estados e provocaram a oposição daqueles que temiam a tendência do século XX em direção a um govêrno mais forte e mais centralizado. (...)"
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).