O problema indígena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1960.119974Palavras-chave:
Indígenas, cultura, conflito.Resumo
Lembro-me muitas vêzes de uma conversa que, em janeiro de 1949, já lá vão dez anos, tive com o velho General Rondon. Trocávamos idéias sôbre a melhor maneira de se ajudarem os índios brasileiros a se incorporarem à nacionalidade ou, por outra, de se lhes garantir um lugar ao sol. O que mais admiração ,me causava no ancião era a sua juventude de espírito, a sua capacidade de rever e de refazer opiniões defendidas com ardor durante decênios de sua vida. Chegara à convicção de que já não se deveria nacionalizar os índios, o que, afirmava, "cria problemas graves e desajustamentos", mas preservar as culturas tribais, tomando por base os padrões econômicos de cada uma delas, para se fomentar uma atividade de produção que, sem ser revolucionária, lhes proporcionasse os meios necessários para se integrarem à vida econômica das regiões em que vivem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).