Martim Cabral, o bólide
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1960.120142Palavras-chave:
Século XIX, Direito, imprensa.Resumo
No ano de 1869 bacharelou-se em Direito pela tradicional Academia de São Paulo, o jovem Martim Cabral Moreira dos Santos, de infeliz e desafortunado destino . Morreu dois anos depois de formado, sem poder se realizar e sem de si deixar o rasto que seus dotes intelectuais um dia pressagiaram. Re-lembrado é êle apenas por meia dúzia de ensaistas e na evo-cação que dos tempos de Academia traçaram alguns de seus contemporâneos, e assim mesmo apagado de todo estaria o seu nome se um daqueles contemporâneos que o evocaram não se chamasse Rui Barbosa. Na própria cidade paulista onde viveu e morreu, e que foi Pindamonhangaba, e onde uma via públi-ca ostenta o seu nome, Martim Cabral é hoje apenas uma rua, desconhecido de todos, sômente recordado por alguns poucos cultores da história local, que nada sabem do que teria escrito ou publicado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).