D. Denis e a Reconquista (1279-1325)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1962.121616Palavras-chave:
Dom Denis, reconquista, PortugalResumo
Entre as palestras organizadas pela Casa de Portugal em homenagem a D. Denis, por ocasião do VII centenário de seu nascimento, coube-nos o tema: D. Dervis e a Reconquista. Apa-entemente o assunto proposto é paradoxal porque a Recon-quista em Portugal termina territorialmente com D. Afonso III, precisamente o pai de D. Denis. Então, como poderíamos abordar o tema proposto se êsse grande acontecimento da Ida-de Média Ibérica já tinha terminado em Portugal? Vamos mostrar, entretanto, que o assunto proposto tem a sua razão de ser, porque D. Denis vai preparar a expansão de Portugal fora da Península, rumo à Africa, em perseguição ao Infiel, propiciando assim a continuação dêsse grande movimento de expansão da Cristandade Ocidental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).