O descobrimento da América: o tratado de Tordesillas e as molucas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1962.121688Palavras-chave:
descobrimento, Tordesillas, molucasResumo
Mais ou menos entre fins de 1483 e comêço de 1484, Colombo se apresentou a D. João II, rei de Portugal, solicitando navios e gente para atingir "o país das especiarias" por uma rota completamente oposta àquela procurada pelos portuguêses e, segundo narra o cronista João Barros, apelidado o Tito-Lívio dos lusitanos, pelo alto mérito da sua obra Décadas da Ásia, começada em 1539 mas só publicada pela primeira vez em 1552, mandou o referido monarca português que o projeto fôsse en-viado aos que há muito tempo dirigiam a navegação do rei-no, sendo êles o bispo de Ceuta, D. Diogo Ortiz e os Mestres José Vizinho e Rodrigo, médicos e doutos nas ciências mate-máticas e cosmográficas, os quais depois de ouvirem demora-damente a exposição do Genovês, a julgaram errônea e mes-mo imaginária, por ser ela baseada em coisas da ilha de Ci-pango de Marco Polo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).