As fontes de Duarte Pacheco Pereira no "Esmeraldo de Situ Orbis"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123426Palavras-chave:
Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo Situ Orbis, crônicaResumo
Ainda que o Esmeraldo de situ orbis de Duarte Pacheco Pereira tenha sido quase unanimemente considerado pelos historiadores da literatura e da cultura portuguêsas como um roteiro da costa de África, a verdade é que esta obra encerra aspectos que nos obrigam a considerá-la como um texto bastante complexo . Surge-nos como uma espécie de síntese de todo um conjunto de obras anteriores relativas aos descobrimentos marítimos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).