As origens das comemorações do Natal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1966.124023Palavras-chave:
Natal, Antiguidade, celebraçãoResumo
A festa de Natal (1) nem sempre foi celebrada a 25 de dezembro. Na falta de qualquer documento que registrasse o dia de nascimento de Jesus, os cristãos procuraram, a princípio, as hipóteses mais fantásticas e contraditórias. Mais tarde, já no século III, as Igrejas do Oriente passaram a comemorar a Natividade no dia da Epifania (5-6 de janeiro) . Somente a partir do século IV, é que a Igreja de Roma encontrou outra data, o dia 25 de dezembro, que era a data em que se celebrava a festa do Sol, e que lentamente veio a impor-se para tôda a Cristandade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).