Continuidade, mudança e tempo: o problema da periodização e outros problemas no estudo da História
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1967.126805Palavras-chave:
Tempo, História, periodizaçãoResumo
Ao considerarmos a História encontramos, sempre, dois comple-xos que estão presentes como uma sombra, fora e ao mesmo tempo resultante da combinação dos inúmeros elementos atuantes: a con-tinuidade e a mudança . Provenientes, ambos, de fatôres internos e externos, necessidades, tradições, interêsses, objetivos, necessários às bases temporais, materiais e espirituais das comunidades e civi-lizações .Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1967-12-28
Como Citar
FONSECA, C. F. A. Continuidade, mudança e tempo: o problema da periodização e outros problemas no estudo da História. Revista de História, [S. l.], v. 35, n. 72, p. 563-570, 1967. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1967.126805. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/126805. Acesso em: 1 out. 2023.
Edição
Seção
Fatos e Notas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).