As origens do latifúndio: da "Villa" romana aos engenhos e fazendas do Brasil colonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.129534Palavras-chave:
latifúndio, Brasil Colônia, origemResumo
Professôres franceses de História que lecionaram na Facul-dade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, principalmente aquêles a quem a História Antiga e a da Ida-de Média eram familiares — como É,mile Coornaert, Fernand Paul Braudel, Jean Gagé, Maurice Lombard, Michel Mollat — ficaram impressionados ao encontrar entre nós certos traços — principal-mente através da obra hoje clássica de Gilberto Freyre (1) — da civilização que imperou na Europa Ocidental até os fins da Idade Média, principalmente no que se refere ao regime de trabalho, técni-cas agrícolas e economia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1970-12-05
Como Citar
PAULA, E. S. de. As origens do latifúndio: da "Villa" romana aos engenhos e fazendas do Brasil colonial. Revista de História, [S. l.], v. 41, n. 84, p. 289-305, 1970. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.129534. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/129534. Acesso em: 5 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).