Identidade étnica ou Identidades étnicas? A italianidade em Oswaldo Truzzi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.138455

Palavras-chave:

Italianidade, imigração, identidade

Resumo

Resenha do livro: TRUZZI, Oswaldo Mario Serra. Italianidade no interior paulista – percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950).  São Paulo: Editora Unesp, 2016.

O livro Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950) publicado em 2016, pelo professor da Universidade Federal de São Carlos, Oswaldo Truzzi, tem por objetivo compreender como se deu o processo de estruturação de uma identidade étnica do grupo de indivíduos que emigraram da Itália, no recorte temporal que abrange dos anos de 1880 a 1950. O autor, com uma relevante carreira nos estudos migratórios, elenca três ocasiões que se constituíram em marcos para uma mudança neste sentimento. São elas: os momentos iniciais da imigração e a construção da “italianidade” fora da Itália; a emergência do fascismo na Itália; e o Estado Novo. Ao perscrutar as diversas camadas sobrepostas na identidade italiana, visou mostrá-la como um processo histórico constantemente negociado, em que ora ocorre a aceitação, ora a resistência à assimilação. A pertinência de seu livro está em historicizar o termo “italianidade” mostrando seus desafios e particularidades em diferentes temporalidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Geraissati Castro de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Bacharel e Licenciada (2013) e Mestre (2016) em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: história da urbanização, história da imigração, com ênfase na colônia sírio-libanesa, história da arquitetura e história contemporânea. É membro do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - CAPPH, grupo que aborda diversos temas relacionados à história da cidade, da arquitetura e da preservação de bens culturais. Também possui experiência na área arquivística, atuando em projetos de organização de acervos documentais públicos e privados.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Resenhas