Por uma história cruzada das disciplinas: ponderações de ordens prática e epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.159951

Palavras-chave:

História Cruzada, História da Ciência, Epistemologia, Disciplina, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar, em um plano epistemológico e a partir de exemplos práticos, a defesa de uma história cruzada dos saberes, entendendo-a como o estudo focado na caracterização e na explicação de circuitos de ideias e de pessoas entre diferentes disciplinas. Para tanto, parte-se da problematização dos pressupostos das histórias disciplinares, discutindo, na sequência, os prodígios e as vertigens de modelos que almejam reconstituir a unidade e a totalidade disciplinar ao longo do tempo. Mesmo considerando o interesse desses modelos, o restante do artigo insiste no lugar da interdisciplinaridade no seio das disciplinas. Tal recorte permite propor agendas experimentais que ampliem a compreensão acerca das possibilidades disciplinares, ontem, hoje e amanhã.

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Biografia do Autor

Rafael Faraco Benthien, Universidade Federal do Paraná

Doutor em ciências pelo programa de pós-graduação em História Social, do Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/ USP. Professor do magistério superior lotado no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-09-17

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Artigos