Moçambique em perspectiva

Histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos (apresentação)

Palavras-chave: História de Moçambique, sujeitos históricos

Resumo

Uma possível perspectiva analítica para o devir dos estudos africanos no Brasil é pensá-los a partir de suas inflexões, uma vez que o desenvolvimento do campo parece ter dado saltos qualitativos nos últimos anos. Nessa direção, a configuração e a própria concepção do dossiê Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos, desde o diálogo estabelecido entre as organizadoras até a publicação dos artigos, estão relacionadas à trajetória de implantação e consolidação da área cujos marcos políticos, legais e institucionais são retomados no escopo desta apresentação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Cortez Wissenbach, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP.

Juliana Paiva Magalhães, Universidade de São Paulo

Pesquisadora Associada do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. 

Lia Dias Laranjeira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

 Professora do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). 

Publicado
2019-11-26
Seção
Dossiê: Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinaridade..