“Esse fantasma lisonjeiro e pernicioso eu (Tà)": uma análise de escritos de Ippolito Desideri sobre o budismo tibetano (1717-1721)

Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.171196

Palavras-chave:

Companhia de Jesus, budismo, Tibete, Nagarjuna, vacuidade

Resumo

Entre 1717 e 1721, o jesuíta Ippolito Desideri esteve entre monges no Tibete. Lá, entrou em contato com importantes obras que compõem a escola budista Madhyamaka, como os escritos de Nagarjuna e suas ideias sobre vacuidade ou existência interdependente. Com o propósito de refutar as premissas metafísicas do budismo e converter os lamas, Desideri produziu uma série de escritos, dos quais dois serão aqui analisados: A origem dos seres viventes e de todas as coisas e A Notícia Histórica do Tibete. Objetiva-se, a partir de tais textos e do renovado olhar filosófico e historiográfico que os trabalhos de Desideri vêm recebendo, historicizar a concepção ocidental da existência enquanto experiência de uma consciência singularizada associada a uma determinada noção de “eu”. Do ponto de vista teórico-conceitual, parte-se das ideias do antropólogo e historiador Ernesto de Martino (1908-1965).

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Biografia do Autor

Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e em Histoire et Civilisations pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é pós-doutoranda junto ao programa de História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ).

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Publicado

2021-04-29

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