A modernidade como "Trauerspiel": Representação da história em W. Benjamín, "Origem do drama barroco alemão"

Autores

  • Willi Bolle Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i119p43-68

Resumo

 

(Primeiro Parágrafo do Artigo)

 

No ensaio "A Modernidade" (1938), espécie de síntese do complexo "Trabalho das Passagens" Walter Benjamin define a época de Baudelaire  - e por afinidade , sua própria - com uma metáfora barroca teatral:

"A modernidade heróica revela-se como Trauerspiel, em que o papel de herói está à disposição"

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Publicado

1988-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BOLLE, Willi. A modernidade como "Trauerspiel": Representação da história em W. Benjamín, "Origem do drama barroco alemão". Revista de História, São Paulo, n. 119, p. 43–68, 1988. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i119p43-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18571.. Acesso em: 23 abr. 2024.