Villa-Lobos: o selvagem da modernidade

Autores

  • Arnaldo D. Contier Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Deptartamento de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i135p101-119

Palavras-chave:

O nacional-popular na música, propaganda Cultural, Modernismo, Elite, Gosto musical

Resumo

Estudo sobre as conexões entre a música de Villa-Lobos e os diferentes discursos culturais das elites brasileiras. O consumo da música em vários momentos históricos, a relação entre o público ouvinte e a criação artística são analisados com vistas a apontar os vínculos entre música / compositor; músico / mecenas; músico / Estado e discursos e projetos políticos.

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Publicado

1996-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTIER, Arnaldo D. Villa-Lobos: o selvagem da modernidade . Revista de História, São Paulo, n. 135, p. 101–119, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i135p101-119. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18798.. Acesso em: 25 abr. 2024.