A iconografia de Adão, autobiografia do homem medieval

Autores

  • Hilário Franco Júnior Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Depto. de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i136p9-24

Palavras-chave:

História da Cultura, Europa medieval, imaginário, iconografia adâmica

Resumo

Entre os séculos XI e XIII, cresceu muito o número de representações de Adão na Europa Ocidental. Isso era reflexo de um novo interesse dos medievais por si mesmos, o que os levava a verem na história daquele personagem mítico a origem de todas as grandes características físicas, psíquicas e sociais da humanidade. Devido à sua penetração em todos os níveis culturais, a iconografia foi o grande veículo daquela autobiografia coletiva do homem medieval.

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Publicado

1997-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A iconografia de Adão, autobiografia do homem medieval. Revista de História, São Paulo, n. 136, p. 9–24, 1997. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i136p9-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18808.. Acesso em: 26 abr. 2024.