A disputa pelas almas: jesuítas e capuchinhos na África Centro-Ocidental no século XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.189539

Palavras-chave:

África Centro Ocidental, Religião, Política, Jesuítas, Capuchinhos

Resumo

Este artigo investiga a atuação da Igreja Católica na região da atual Angola no século XVII, em especial os missionários da Companhia de Jesus e da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Essa parte da África era o espaço de sociedades organizadas por um ethos em que o político e o religioso não se separavam, refletido em um conjunto de símbolos compartilhados. A chegada dos europeus transformou ambos os lados: não só os centro-africanos sofreram impactos, como também a Igreja Católica teve que se reinventar para poder ali permanecer. Apesar de propagandearem a evangelização para salvação das almas como seu objetivo maior, as ordens envolveram-se nos assuntos políticos locais e lançaram mão de artifícios semelhantes em busca da conversão; por outro lado, empenharam-se em uma certa competição e tiveram divergências pontuais sobre o papel missionário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edgleice Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia

    Mestra em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia – Salvador, Bahia, Brasil.

Referências

Fontes

CARTA da Rainha Ana Jinga à Propaganda Fide (15-08-1651). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1656-1665). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1981. v. 12.

CARTA do Bispo de Angola ao Conde do Sonho (25-05-1629). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956a. v. 7.

CARTA do Bispo de Angola ao Rei do Congo (26-05-1629). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956b. v. 7.

CARTA do Governador Geral de Angola a El-Rei D, João IV (25-02-1656). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1656-1665). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1981. v. 12.

CARTA do Nuncio em Madrid à Propaganda Fide (14-01-1623). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956. v. 7.

CARTA do Padre Jerónimo Vogado ao Geral (24-05-1630). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956b. v. 7.

CARTA do Padre Pedro de Novais a El-Rei (20-04-1624). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956a. v. 7.

CARTA dos moradores de Massangano ao El-Rei D. João IV (18-07-1651). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1656-1665). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1981. v. 12.

CAVAZZI DE MONTECÚCCULO, João António. Descrição histórica dos três reinos do Congo, Matamba e Angola. Tradução, notas e índices do Pe. Graciano Maria de Leguzzano. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1965. v. 1/2.

CONSULTA do Conselho Ultramarino (06-02-1673). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1666-1685). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1982. v. 13.

CONSULTA do Conselho Ultramarino (03-08-1656). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1656-1665). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1981. v. 12.

OS PRIMEIROS missionários do Congo (1490-1508). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1471-1531). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1952. v. 1.

PARECER sobre os seminários indígenas ao arcebispo de Lisboa (18-06-1628). In: Brásio, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1622-1630). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956. v. 7.

PROVISÃO do El-Rei de Portugal aos capuchinhos italianos (20-9-1651). In: BRÁSIO, António Pe. (org.). Monumenta Missionaria Africana: África Ocidental (1656-1665). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1981. v. 12.

Referências Bibliográficas

ALENCASTRO, Luís Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ALMEIDA, Carlos. Despojos do demónio na casa da Igreja curiosidades de um missionário capuchinho no Kongo (1692): estudos & documentos. In: RODRIGUES, José Damião; RODRIGUES, Casimiro (ed.). Representações de África e dos africanos na História e Cultura: séculos XV a XXI. Ponta Delgada: Centro de História de Além-Mar, 2011. p. 135-137.

ALMEIDA, Carlos. Uma infelicidade feliz: a imagem da África e dos africanos na literatura missionária sobre o Kongo e a região mbundu (meados do séc. XVI – primeiro quartel do séc. XVIII). Tese de doutorado, Antropologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010.

BALANDIER, Georges. Daily life in the Kingdom of the Kongo from the Sixteenth to the Eighteenth century. New York: Pantheon Books, 1968.

BIRMINGHAN, David. Portugal e África. Lisboa: Vega, 2003.

BOXER, Charles R. Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola: 1602-1686. São Paulo: Editora Nacional; Universidade de São Paulo, 1973.

BOXER. Charles. A Igreja militante e a expansão ibérica: 1440-1770. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARVALHO, Flávia Maria de. Os homens do rei em Angola: sobas, governadores e capitães-mores, sécs. XVII-XVIII. Tese de doutorado, História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1502.pdf . Acesso em: 10 de novembro de 2021.

CURTO, Diego Ramada. Cultura imperial e projetos coloniais: séculos XV a XVIII. Campinas: Unicamp, 2009.

CURTO, Diogo Ramada. Do Reino África: formas dos projetos coloniais para Angola em inícios do século XVII. In: FURTADO, Júnia Ferreira (org.). Sons, formas e movimentos na modernidade atlântica: Europa, Américas e Áfricas. São Paulo; Belo Horizonte: Annablume; Fapemig; PPGH-UFMG, 2008.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300-1800: uma cidade situada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

EISENBERG, José. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

FONSECA, Mariana Bracks. Ginga de Angola: memórias e representações da rainha guerreira na diáspora. Tese de doutorado, História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072018-172020. Acesso em: 14 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-31072018-172020.

FROMONT, Cécile. The art of conversion: Christian visual culture in the Kingdom of Kongo. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2014.

GLASGOW, Roy. Nzinga. São Paulo: Perspectiva, 2013.

GONÇALVES, Rosana Andréa. África Indômita: missionários capuchinhos no Reino do Congo (século XVII). Dissertação de mestrado, História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-16012009-144257. Acesso em: 5 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-16012009-144257.

HEINTZE, Beatrix. Angola nos séculos XVI e XVII. Luanda: Kilombelombe, 2007.

HEYWOOD, Linda M. Jinga de Angola: a rainha guerreira da África. São Paulo: Todavia, 2019.

HILTON, Anne. The kingdom of Kongo. New York: Clarendon; Oxford : Oxford University Press, 1985.

MACEDO, José Rivair. Escrita e conversão na África Central do século XVII: o Catecismo Kikongo de 1624. História Revista, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 69-90, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/historia/article/view/29843. Acesso em: 23 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v18i1.29843.

MACEDO, José Rivair. Idolatria e canibalismo em relatos de missionários capuchinhos no Brasil e no Congo do século XVII. Revista História: Debates e Tendências, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 214-231, 2015. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/5286. Acesso em: 14 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/hdtv.15n.1.5286.

MACGAFFEY, Wyatt. Dialogues of the deaf: Europeans on the Atlantic Coast of Africa. In: SCHWARTZ, Stuart B. (ed.). Implicit understandings: observing, reporting and reflecting on the encounters between Europeans and other peoples in the Early Modern Era. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 249-267.

MARCOCCI, Giuseppe et al. (org.). Space and conversion in global perspective. Leiden; Boston: Brill, 2015.

MARCUSSI, Alexandre Almeida. Cativeiro e cura: experiências religiosas da escravidão atlântica nos calundus de Luzia Pinta, séculos XVII-XVIII. Tese de doutorado, História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11112015-134749. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-11112015-134749.

MARCUSSI, Alexandre Almeida. O dever catequético: a evangelização dos escravos em Luanda nos séculos XVII e XVIII. Revista 7 Mares, [s.l.], v. 2, n 1, p. 64-79, 2013.

MILLER, Joseph Calder. Poder político e parentesco: os antigos estados Mbundu em Angola. Luanda: Arquivo Histórico Nacional; Ministério da Cultura, 1995.

MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção de África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Luanda: Mulemba, 2013.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de. Cristandade controversa: jesuítas x capuchinhos na cristianização da África Centro-Ocidental durante o século XVII. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais. São Paulo: ANPUH, 2011a.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII: a construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. Dissertação de mestrado, História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2011b. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2724. Acesso em: 2 abr. 2022.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de. Portugueses x capuchinhos: suspeita e vigilância lusitana diante das atividades capuchinhas na África Centro-Ocidental durante o século XVII. In: RIBEIRO, Alexandre Vieira; GEBARA, Alexsander Lemos de Almeida (org.). Estudos africanos: múltiplas abordagens. Niterói: Editora da UFF, 2013.

PANTOJA, Selma. Nzinga Mbandi: mulher, guerra e escravidão. Brasília: Thesaurus, 2000.

PARREIRA, Adriano. Economia e sociedade em Angola na época da Rainha Jinga (século XVII). Lisboa: Estampa, 1997.

SANTOS, Catarina Madeira. Un monde excessivement noveau: savoirs africains et savoirs missionnaires: fragments, appropriations et porosités dans l’œuvre de cavazzi di montecúccolo. In: CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte de et al. (ed.). Missions d’évangélisation et circulation des savoirs: XVIe-XVIIIe siècle. Madrid: Casa de Velázquez, 2011. p. 295-308. Collection de la Casa de Velázquez.

SOUZA, Marina de Mello e. Além do visível: poder, catolicismo e comércio no Congo e em Angola (séculos XVI e XVII). São Paulo: Edusp, 2018.

THORNTON, John K. A África e os africanos na formação do mundo Atlântico 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

THORNTON, John K. Afro-Christian Syncretism in the Kingdom of Kongo. The Journal of African History, [s.l.], v. 54, n. 1, p. 53-77, 2013b. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-african-history/article/abs/afrochristian-syncretism-in-the-kingdom-of-kongo/69EF57CF54E05F1654CE75C7F07FDB99. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1017/S0021853713000224.

THORNTON, John K. The development of an African Catholic Church in the Kingdom of Kongo, 1491–1750. The Journal of African History, [s.l.], v. 25, n. 2, p. 147-167, abr. 1984. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-african-history/article/abs/development-of-an-african-catholic-church-in-the-kingdom-of-kongo-149117501/2FB5AD22282AF36704DE49E593623693. Acesso em: 19 de março de 2022. DOI: https://doi.org/10.1017/S0021853700022830.

THORNTON, John K. The Kingdom of Kongo and the Counter Reformation. Social Sciences and Missions, [s.l.], v. 26, p. 40-58, 2013a. Disponível em: https://brill.com/view/journals/ssm/26/1/article-p40_4.xml. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1163/18748945-02601002.

THORNTON, John K. The Kongolese Saint Anthony: Dona Beatriz Kimpa Vita and the Antonian movement, 1684-1706. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

VANSINA, Jan. Kingdoms of the Savanna: a history of Central African States until European occupation. Madison: The University of Wisconsin Press, 1966.

ZERON, Carlos Alberto de Moura Ribeiro. O debate sobre a escravidão e ameríndia e africana nas universidades de Salamanca e Évora. In: CAROLINO, Luís Miguel; CAMENIETZKI, Carlos Zitter (org.). Jesuítas, ensino e ciência: séc. XVI - XVIII; [Encontro Internacional Jesuitas, Ensino e Ciência (séculos XVI - XVIII) ... Universidade de Évora, em Setembro de 2003]. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2005. p. 205-226.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

História e Religião

Como Citar

SANTOS DA SILVA, Edgleice. A disputa pelas almas: jesuítas e capuchinhos na África Centro-Ocidental no século XVII. Revista de História, São Paulo, n. 181, p. 1–30, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.189539. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/189539.. Acesso em: 18 abr. 2024.