A reforma de base no ensino médio da história pátria: o projeto da história nova do Brasil

Autores

  • Lucia Maria Paschoal Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nanci Leonzo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i149p235-251

Palavras-chave:

História Nova do Brasil, Marxismo, Ensino de História, Livro Didático, Revolução Brasileira

Resumo

Este artigo examina o projeto da História Nova do Brasil - um conjunto de fascículos publicado às vésperas do golpe militar de 1964, pela Campanha de Assistência ao Educando (CASES), do então Ministério da Educação e Cultura. A coleção destinava-se a professores e alunos de nível médio e foi concebida por docentes do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, a propósito de promover a revisão dos conteúdos dos livros didáticos de história do Brasil, por meio de uma abordagem marxista.

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Publicado

2003-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal; LEONZO, Nanci. A reforma de base no ensino médio da história pátria: o projeto da história nova do Brasil . Revista de História, São Paulo, n. 149, p. 235–251, 2003. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i149p235-251. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18971.. Acesso em: 19 abr. 2024.