A questão democrática na Inglaterra do século XVII: soberania popular, direitos e sufrágio no pensamento leveller
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p127-160Palavras-chave:
Levellers, história das ideias, teoria democráticaResumo
O objetivo do presente texto é sustentar a ideia que os levellers formaram um dos mo vimentos democrático-radicais mais importantes da história moderna, defendendo um programa político que articulava uma série de princípios que, no seu todo, configuravam uma proposta democrática. Estes princípios incluíam: a noção de soberania popular, de direitos humanos inalienáveis, o princípio de governo por consenso, a proposta de direitos políticos universais e a defesa da tolerância religiosaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-30
Como Citar
AMADEO, J. A questão democrática na Inglaterra do século XVII: soberania popular, direitos e sufrágio no pensamento leveller . Revista de História, [S. l.], n. 164, p. 127-160, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p127-160. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19191. Acesso em: 2 abr. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).