A experiência antropofágica no Modernismo caricatural (1903-1929)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.196180

Palavras-chave:

Modernismo caricatural, Antropofagia, Identidade nacional, Música popular, Carnaval

Resumo

Ao passar por amplo processo de modernização, a produção caricatural brasileira vivencia, no início do século XX, um período de profundas transformações técnicas, estéticas e estruturais, quando deixa de ser artesanal e passa a ser empresarial. Nos últimos trinta anos, a historiografia que trata da caricatura reformulou o conceito de modernismo, ao jogar luz sobre expressões artísticas que forjam uma cultura popular modernista e urbana. O objetivo é discutir a diversidade de expressões modernistas da ilustração satírica brasileira, a partir da análise de uma seleção de desenhos de humor, publicados em revistas populares como Para Todos (1918-1958), Fon-Fon3 (1907-1958), O Malho (1902-1952) e Careta (1908-1960). Procura-se aqui analisar o material selecionado, observando aspectos temáticos e estéticos, buscando compreender de que modo anteciparam alguns dos valores que iriam vigorar a partir do movimento que surgia na Semana de Arte Moderna de 1922.

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Biografia do Autor

  • Flavio Mota de Lacerda Pessoa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGAV-UFRJ

Referências

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Dossiê 1922/2022: o século da Semana – balanços e perspectivas

Como Citar

PESSOA, Flavio Mota de Lacerda. A experiência antropofágica no Modernismo caricatural (1903-1929). Revista de História, São Paulo, n. 181, p. 1–41, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.196180. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/196180.. Acesso em: 27 abr. 2024.