O teatro, lugar onde se escuta: Entrevista com Marie-Madeleine Mervant-Roux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.212560

Palavras-chave:

teatro, entrevista

Resumo

Marie-Madeleine Mervant-Roux é pesquisadora emérita do CNRS e integrante da esquipe de pesquisa do ARIAS-THALIM (Laboratório de Pesquisa em Intermedialidade e Artes do Espetáculo). Nos últimos quinze anos, a pesquisadora tem se interessado pelas dimensões sonoras do teatro ocidental, temática pouco estudada e de grande interesse para este dossiê, na medida em que põe a nu os regimes de escuta de diferentes períodos e propõe uma história sonora do teatro. Nesta entrevista, a pesquisadora retraça sua trajetória acadêmica e conta como surgiu seu interesse pelo som do teatro, resultante de uma súbita tomada de consciência da surdez dos Estudos Teatrais. Também revela a importância da História e da historicização do som em seu percurso de pesquisa, destacando o esforço de sua equipe em aproximar os estudos do som francófono e anglófono, marcados por diferenças epistemológicas e metodológicas importantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia de Almeida Bessa, Universidade de São Paulo

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, em cotutela com a Universidade de Nanterre. Pós-doutoranda do Departamento de História da FFLCH/USP, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas e Pesquisadora da Linha de Investigação Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal).

Publicado

2023-12-01

Edição

Seção

Dossiê História e Culturas Sonoras

Como Citar

BESSA, Virgínia de Almeida. O teatro, lugar onde se escuta: Entrevista com Marie-Madeleine Mervant-Roux. Revista de História, São Paulo, n. 182, p. 1–11, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.212560. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/212560.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Dados de financiamento