As fontes primárias existentes no arquivo da Cúria diocesana de Caxias - Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76266Palavras-chave:
Fontes primárias, Século XVIII,Resumo
(primeiro parágrafo do texto)
Caxias, histórica cidade do Maranhão, data do século XVIII, quando os portugueses ocuparam aldeias abandonadas pelos índios Timbiras e Gamelas, edificando no local a igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José. A nova povoação recebeu o nome de Aldeias Altas, passando a vila em 1821, e sendo elevada à categoria de cidade em 1836. Foi então palco da revolução Balaiada, na qual se notabilizou Francisco Alves de Lima e Silva, que recebeu o título de Barão de Caxias para compor o título em homenagem a cidade então especificada como o mais expressivo núcleo manufatureiro do Nordeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).