Resenha do livro: 'Les Statuts Synodaux Français du XIIIe. Siècle. Tome I: Les Statuts de Paris et le Synodal de l'Ouest.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76316Palavras-chave:
Documentos, História da Igreja, SínodosResumo
(primeiro parágrafo do texto)
Voltamos a registrar mais um volume da Collection de Documents Inédits sur l'Histoire de France, o qual se enquadra no alto padrão de apresentação dos que o precederam. Quanto à natureza dos documentos divulgados a série em causa tem se caracterizado pela variedade e as mauvaises langues poderiam talvez mesmo falar em heterogeneidade, mas, se existe o perigo de, endereçando-se a coleção a todos historiadores, quaisquer que sejam suas especialidades, ela acabar sendo esquecida por cada um, é necessário não perder de vista que o seu maior mérito é o de tornar acessíveis documentos inéditos. Por outro lado, a utilidade dos documentos costuma ser menos restrita do que os interesses de cada historiador e disso os documentos incluidos no presente volume podem se constituir em bons exemplos.
Com efeito, trata-se de textos que, à primeira vista, deveriam servir primordialmente à História da Igreja, mas, na verdade, talvez esteja aí um campo em que exatamente sua utilidade, sobretudo no campo da doutrina (visto que eles se limitam a veicular as decisões e recomendações oriundas de esferas mais altas), seja das mais limitadas, mostrando-se particularmente ilustrativos de aspectos da história social e das mentalidades. Tal se deve ao fato de que, a diocese se constituindo na menor unidade administrativa eclesiástica, a capacidade deliberativa dos Sínodos correspondentes, sobretudo em matéria dogmática, se revele das mais restritas, avultando, em contrapartida, as regulamentações das decisões tomadas, seja pelo Sumo Pontífice, seja pelas assembléias eclesiásticas de caráter mais amplo, mormente os concílios gerais ou ecumênicos e os nacionais. Em suma, trata-se de documentos de caráter antes de tudo prático, destinados a orientar a conduta dos párocos face aos problemas do dia a dia, no exercício de suas funções de guias espirituais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).