“Esse fantasma lisonjeiro e pernicioso eu (Tà)": uma análise de escritos de Ippolito Desideri sobre o budismo tibetano (1717-1721)

Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.171196

Palavras-chave:

Companhia de Jesus, budismo, Tibete, Nagarjuna, vacuidade

Resumo

Entre 1717 e 1721, o jesuíta Ippolito Desideri esteve entre monges no Tibete. Lá, entrou em contato com importantes obras que compõem a escola budista Madhyamaka, como os escritos de Nagarjuna e suas ideias sobre vacuidade ou existência interdependente. Com o propósito de refutar as premissas metafísicas do budismo e converter os lamas, Desideri produziu uma série de escritos, dos quais dois serão aqui analisados: A origem dos seres viventes e de todas as coisas e A Notícia Histórica do Tibete. Objetiva-se, a partir de tais textos e do renovado olhar filosófico e historiográfico que os trabalhos de Desideri vêm recebendo, historicizar a concepção ocidental da existência enquanto experiência de uma consciência singularizada associada a uma determinada noção de “eu”. Do ponto de vista teórico-conceitual, parte-se das ideias do antropólogo e historiador Ernesto de Martino (1908-1965).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e em Histoire et Civilisations pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é pós-doutoranda junto ao programa de História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ).

Referências

Fontes

AQUINO, Thomás. Suma Teológica. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.

DESIDERI, Ippolito. La relazione di Ippolito Desideri. In: PETECH, Luciano. I missionari italiani nel Tibet e nel Nepal. Roma: Libr. dello Stato, 1952-1956. 6 vols.

DESIDERI, Ippolito. Byun K’us. L’origine degli esseri viventi e di tutti le cose. Trad. G. Toscano. Roma: ISMEO, 1984.

DESIDERI, Ippolito. Mission to Tibet: the extraordinary eighteenth-century account of father Ippolito Desideri, S.J. Tradução Michael J. Sweet. Edição Leonard Zwilling. Boston: Wisdom Publications, 2010.

DESIDERI, Ippolito. Byun K’uns. In: STRUCCO, Guido. When Thomas Aquinas Met Nagarjuna: Two Works by Ippolito Desideri, S. J. [S.l.]: Create Space Independent Publishing Network, 2016.

DIDIER, Hugues. Os portugueses no Tibete. Os primeiros relatos dos jesuítas (1624-1635). Lisboa: CNCDP, 2000.

NAGARJUNA. Versos fundamentais do caminho do meio. Tradução e comentários de Giuseppe Ferraro. Campinas, SP: Phi Ed., 2016.

SUÁREZ, Francisco. Suárez on individuation: Metaphysical disputation V, individual unity and its principle. Tradução do latim de Jorge Gracia. Milwaukee, WI: Marquette University Press, 1978.

TOLETUS, Franciscus. Opera omnia philosophica. Colônia: Officina Birckmannica, 1615-1616. 5 vols.

ULLOA, Juan de. De anima disputationes quatuor: Ubi Natura Illius, Proprietates, Modis Operandi, Vitales Que Operationes. Roma: Francisci Chraca, 1719.

Referências Bibliográficas

AGNOLIN, Adone. O Budismo como Sistema de Mediação Missionária no contexto asiático dos séculos XVI-XVII: necessidades, possibilidades e limites hermenêuticos. REVER – Revista de Estudos da Religião, v. 13, n. 1, p. 131-168, 2013.

BACKER, Aloys de; SOMMERVOGEL, Carlos. Bibliothèque des écrivains de la Compagnie de Jésus, ou Notices bibliographiques. Louvain; Lyon: [S.n.], 1876. 3 vols.

BARGIACCHI, Enzo G. Opere e Bibliografia. Roma: Institutum Historicum Societatis Iesu, 2007.

BATAILLE, Georges. Teoria da religião. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BUSWELL, Robert; LOPEZ, Donald. The Princeton dictionary of Buddhism. Nova Jersey: Princeton University Press, 2013.

CATTOI, Thomas. Ippolito Desideri and the Universality of Aristotelian Rationality: a Model or a Hindrance. Buddhist-Christian Studies, v. 38, p. 69-82, 2018a. doi: 10.1353/bcs.2018.0006.

CATTOI, Thomas. Dispelling the Darkness: A Jesuit’s Quest For the Soul of Tibet by Donald S. Lopez Jr. and Thupten Jinpa. Buddhist-Christian Studies, v. 38, p. 397-401, 2018b. doi: 10.1353/bcs.2018.0036.

CERTEAU, Michel de. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DE MARTINO, Ernesto. Etnologia e storiografia religiosa nell’opera di Freud (1963). In: DE MARTINO, Ernesto. Scritti minori su religione, marxismo e psicanalisi. Roma: Nuove Edizioni Romane, 1993.

DE MARTINO, Ernesto. Il Mondo Magico. Introdutio di Cesare Cases; postfazione di Gino Satta. Torino: Bollati Boringhieri, 2019 [1948].

DUMONT, Louis. Essais sur l’individualisme: une perspective anthropologique sur l’idéologie moderne. Paris: Éditions du Seuil, 1991.

FAITANIN, Paulo. A Querela da Individuação na Ecolástica. Aquinate, n 1, p. 74-91, 2005.

FRANCALANCI, Carla. Freud e Aristóteles – Die Verneinung e De Anima III 7. Anais de Filosofia Clássica, v. 13, n. 25, p. 79-86, 2019.

FREUD, Sigmund. El malestar en la cultura. Buenos Aires: Amorrortu, 1978 [1930].

GANERI, Jonardon. Subjectivity, Selfhood, and teh Use of the World “I”. In: SIDERITS, Mark; THOMPSON, Eva; ZAHAVI (eds.). Self, No Self?: Perspectives from Analytical, Phenomenological, and Indian Traditions. New York: Oxford University press, 2011.

KNUUTITILA, Simo. Suárez’s Psychology. In: SALAS, Victor e FASTIGGI, Robert (eds.). A Companion to Francisco Suárez. Leiden; Boston: Brill, 2015.

KVAERNE, Per. Aspects of the Origin of the Buddhist Tradition Tibet. Numen, v. 19, n. I, p. 22-40, 1972.

MAUSS, Marcel. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de “eu”. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. (trad. Paulo Neves) São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 367-397.

PARK, Katherine; KESLER, Eckhard. The concept of psychology. In: SCHMITT, Charles B. e SKINNER, Quentin (Eds.). The Cambridge History of Renaissance Philosophy. Cambridge University press, 2008.

POMPLUN, Trent. Jesuit on the Roof of the World: Ippolito Desideri’s Mission to Eighteenth-Century Tibete. New York: Oxford University Press, 2002.

POMPLUN, Trent. Natural Reason and Buddhist Philosophy: The Tibetan Studies of Ippolito Desideri, SJ (1684–1733). History of Religions, v. 50, n. 4, p. 384-419, 2011. doi: https://doi.org/10.1086/658129

ROLLAND, Romain. Mahatma Gandhi. Paris: Librarie Stock, 1924.

ROLLAND, Romain. Essai sur la mystique et l’action de l’Inde vivante. Paris: Librarie Stock, 1929-30. 3 vols.

ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu. Educação e Realidade, v. 26 n. 1, p. 33-57, 2001.

RUBIÉS, Joan-Pau. ¿Diálogo religioso, mediación cultural o cálculo maquiavélico? Una nueva mirada al método jesuita en Oriente, 1580-1640. In: ROSA, Alexandre Coello de la. Jesuitas en imperios de ultramar: Siglos XVI-XX. [S.l.]: Sílex ediciones, 2012.

SÉVE, Lucien. Psicanálise e materialismo histórico. In: Encontros com a civilização brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

SOALHEIRO, Bruna. A viagem da cruz ao teto do mundo: encontros culturais e diálogo inter-religioso nas missões da Companhia de Jesus na Índia e no Tibete (sec. XVI-XVIII). São Paulo: Paco, 2019.

STUCCO, Guido. When Thomas Aquinas Met Nagarjuna: Two Works by Ippolito Desideri, S. J. [S.l.]: Create Space Independent Publishing Network, 2016.

SWEET, Michael J. Desperately Seeking Capuchins: Manoel Freyre’s Report on the Tibets and their Routes (Tibetorum ac Eorum Relatio Viarum)’ and the Desideri Mission to Tibet. Journal of the International Association of Tibetan Studies, n. 2, p. 1-33, 2006.

SWEET, Michael J. Introduction. In: DESIDERI, Ippolito. Mission to Tibet: the extraordinary eighteenth-century account of father Ippolito Desideri, S.J. Tradução Michael J. Sweet. Edição Leonard Zwilling. Boston: Wisdom Publications, 2010.

TUCCI, Giuseppe. The Religions of Tibet. Los Angeles: University of California Press: 1988.

VERMOREL, Madeleine; VERMOREL, Henri (orgs.). Sigmund Freud et Romain Rolland: correspondance 1923-1936. Paris: PUF, 1993.

VILLOSLADA, Ricardo. Storia del Collegio Romano. Roma: Universidade Gregoriana, 1954.

ZUPANOV, Ines. Accommodation. In: AZRIA, Régine; HERVIEU-LEGER, Danièle (dirs.). Dictionnaire des fais religieux. Paris: PUF, 2010.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

História e Religião

Como Citar

CRUZ, Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro. “Esse fantasma lisonjeiro e pernicioso eu (Tà)": uma análise de escritos de Ippolito Desideri sobre o budismo tibetano (1717-1721): Une analyse des écrits d’Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle). Revista de História, São Paulo, n. 180, p. 1–29, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.171196. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/171196.. Acesso em: 25 abr. 2024.

Dados de financiamento