Notícias

Chamada Aberta ARA YMÃ 12 Artes: outros modos de produção e recepção? Data limite 20.02.2022

2021-11-07

Artes: outros modos de produção e recepção?

(...) Tratava-se do pressentimento de que o pensamento humano, mudando de forma, mudaria de modo de expressão; a idéia capital de cada geração não se escreveria mais no mesmo suporte e nem da mesma maneira, e o livro de pedra, tão sólido e tão durável, cederia vez ao livro de papel, ainda mais sólido e mais durável. Assim sendo, a vaga fórmula do arquidiácono escondia um segundo sentido; ela significava que uma arte destronaria outra. O que a frase queria dizer era: a imprensa matará a arquitetura.

                                                                                                Victor Hugo,(1830) 2013, p.189

 

Na maré de incertezas e inseguranças quanto ao presente e carência de perspectivas para o futuro, reencontramos nas mais diversas linguagens da arte meios de sobreviver, acalmar nossos espíritos,  alimentar esperanças e expandir indignação perante infinitude de perversidades. Por meio da música, da literatura, das artes cênicas e do cinema, das produções audiovisuais independentes e documentários, das artes plásticas, gráficas e visuais, somos acalentados ou provocados pela sensibilidade artística. 

As artes nos vestem de possíveis sonhos para imaginar o apaziguamento climático, a recomposição dos biomas naturais, o reverdecer dos povos originários e das minorias étnicas, femininas, sociais e políticas em distribuição mais justa do alimento e das condições de vida, para algo mais que a tenaz luta hodierna pela sobrevivência. 

 

Saiba mais sobre Chamada Aberta ARA YMÃ 12 Artes: outros modos de produção e recepção? Data limite 20.02.2022

Edição Atual

v. 11 n. 11 (2021): ARA 11 Pyau - Outro ato. Em direção ao caminho inverso
Ver Todas as Edições