Do cosmos ao chão

Modernidade e pós-modernidade na crítica de Mário Pedrosa

Autores

  • Carolina Serra Azul Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Renan Nuernberger Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p135-150

Palavras-chave:

Mário Pedrosa. Arte moderna. Neoconcretismo. Arte ambiental. Pós-modernidade

Resumo

Este artigo recupera a reflexão crítica de Mário Pedrosa sobre a arte moderna em plano internacional, discutindo as estratégias de constituição de sua perspectiva acerca da arte concreta e neoconcreta em contexto brasileiro. Além disso, o texto pretende assinalar a articulação que Pedrosa estabelece entre forma artística e matéria social, comentando sua posição em relação à pop art norte-americana e seu correlato nacional após o golpe de 1964.

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Biografia do Autor

  • Carolina Serra Azul, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada   
  • Renan Nuernberger, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada 

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Do cosmos ao chão: Modernidade e pós-modernidade na crítica de Mário Pedrosa. (2018). Revista ARA, 5(5), 135-150. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p135-150