Poética da presença nos filmes de luz sólida de Anthony McCall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p11-34

Palavras-chave:

Anthony McCall, Filmes de luz sólida, Walter Benjamin, Hal Foster, Oliver Grau

Resumo

Através da análise interpretativa de obras selecionadas e de considerações de Walter Benjamin, Hal Foster e Oliver Grau, este artigo busca investigar o tipo de recepção que os “filmes de luz sólida”, de Anthony McCall (1946), suscitam. O objetivo é caracterizar uma poética da presença, que resista a um modo de fruição vinculado ao excesso de estímulos e velocidade, comum na dita sociedade das imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Albuquerque de Almeida, Universidade de São Paulo

    Doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA/USP)

Referências

ADORNO, Theodor W. “A indústria cultural”. (1967) In: COHN, Gabriel. (Org.) Theodor Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986, p. 92-99.

ALMEIDA, Fernanda A. de. Imagens de tempo nas poéticas tecnológicas de Harun Farocki, Bill Viola e Anthony McCall. (Tese) Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. (1981) Lisboa: Relógio d’água, 1991.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. (1935) In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. (1931) Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Mirian. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Organização de Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

BRITO, Luciana (Galeria). Anthony McCall. São Paulo: Luciana Brito Galeria, 2011.

CRUZ-NEIRA, C. et al. “Surround-screen Projection-based Virtual Reality: the Design and Implementation of the Cave”. In: ACM SIGGRAPH’93, Computer Graphics Proceedings. New York: ACM SIGGRAPH Papers, 1993, p. 135-142.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. (1983) São Paulo: Annablume, 2011.

FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. (2011) São Paulo: Cosac Naify, 2015.

FREUD. Sigmund. O mal estar da civilização. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. (2003) São Paulo: Editora UNESP: Editora Senac São Paulo, 2007.

HOBBS, Robert. “Anthony McCall’s Cybernetic Systems”. In: Anthony McCall: Solid Light, Performance and Public Works. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 2017.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

McCALL, Anthony. “Line Describing a Cone and Related Films”. In: October, v. 103. The MIT Press, 2003.

PLATÃO. A república. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Edufpa, 2017.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia: ensaios. (1977) São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Poética da presença nos filmes de luz sólida de Anthony McCall. (2020). Revista ARA, 8(8), 11-34. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p11-34