O artefato como dispositivo de profanação

reconstrução cultural no ideário Dadá e de Lina Bo Bardi

Autores

  • Giancarlo Salvador Latorraca Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p191-209

Palavras-chave:

Dada, Lina Bo Bardi, Profanação, Arte, Artefato, Design

Resumo

O presente trabalho busca compreender aspectos ligados à profanação dos campos da arte e do design, expressos nos ideários do movimento Dadá e da obra de Lina Bo Bardi, a partir da apropriação simbólica de imagens e objetos do cotidiano, trazendo à luz novos procedimentos técnicos e plásticos que subverteram percepções pré-estabelecidas sobre a arte, os artefatos e os museus, como reação estética e política, vislumbrando uma revisão crítica da sociedade ocidental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

O artefato como dispositivo de profanação: reconstrução cultural no ideário Dadá e de Lina Bo Bardi. (2020). Revista ARA, 8(8), 191-209. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p191-209