Presságios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p251-274Palavras-chave:
narrativas visuais, fotografia e ficção, fotografia e literatura, arte e sonhos, intercâmbio de linguagensResumo
Além do imaginário, artistas buscam inspiração nos sonhos para a construção de narrativas capazes de questionar, qualificar, transformar ou até imaginar outras realidades. O onírico não parece jogar com regras tão definidas e isso abre espaço para múltiplas experimentações de linguagens, signos e direções. Este ensaio visual segue por esta rota: explora a aproximação entre sonhos e a escritura fotográfica para compor e compartilhar uma narrativa onírica.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: Ensaios sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes; 1990.
BORGES, Jorge Luis. Libro de sueños. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial España; 2013. [Edição do Kindle]
FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. Porto Alegre: AMGH; 2015. [Recurso Eletrônico]
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume; 2011.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume; 2008.
GARCÍA-MÁRQUEZ, Gabriel. Crônica de uma morte anunciada. Rio de Janeiro: Record; 2016.
GUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Re-visão dos aspectos de linguagem da escritura fotográfica na ambiência digital. 2016. 267 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo; 2016.
GUEDES, Angelo Dimitre Gomes; VARLESI, Rita; MELLO, Regina Lara Silveira; AZEVEDO, Wilton. In-finitude: sobre o caminho das imagens. Revista Escrita, n. 23, p. 57-72; 2017.
NOVÍSSIMO Aulete Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa / Caudas Aulete. (Org. Paulo Geiger). Rio de Janeiro: Lexikon; 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ângelo Dimitre Gomes Guedes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).