Walter Benjamin e os anjos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p321-336Palavras-chave:
Anjos, Benjamin, Memória, Estudante, Esperança, LeituraResumo
Buscamos trabalhar o motivo dos anjos em Walter Benjamin, com ênfase às relações abertas na sua leitura de Franz Kafka. O ensaio será levado a uma montagem que pretende pensar os anjos de Benjamin, aproximados às figuras do estudante e do leitor, como portadores de uma mensagem que indica para uma ética da esperança na leitura da história; mas uma esperança que não é para nós.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Ninfas. Trad. A. G. Cuspinera. São Paulo: Hedra, 2017a.
AGAMBEN, G. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Trad. A. Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017b.
BLANCHOT, M. A conversa infinita I: a palavra plural. Trad. A. G. Neto. São Paulo: Escuta, 2010.
BENJAMIN, W. O anjo da história. Trad. J. Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BENJAMIN, W. Escritos reunidos: escritos sobre Goethe. Trad. M. Krausz Bornebusch, I. Aron, S. Camargo. São Paulo: Editora 34, 2018.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2014.
BOLAÑO, R. Amuleto. Trad. E. Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BOURETZ, P. Testemunhas do futuro: filosofia e messianismo. Trad. J. Guinsburg, F. Kon, V. L. Felício. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CASTRO, C. “Sobre o tapete da verdade: Benjamin e Hölderlin”. Viso – Cadernos de Estética Aplicada (2), p. 50-57, 2007.
CELAN, P. Arte Poética – O Meridiano e Outros Textos. Trad. João Barrento. Lisboa: Cotovia, 1996.
DIDI-HUBERMAN, G. Semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Trad. C. Meira, F. Sheibe, M. J. Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
FONSECA, T. M. G. “Túmulo e palavra: o after life para prolongar um último toque com a ponta dos dedos”. In: FONSECA, T. M. G., CAIMI, C. L., COSTA, L. A., SOUSA, E. L. A. (Orgs.). Imagens do Fora: um arquivo da loucura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2018.
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2014.
GAGNEBIN, J. M. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
LAGES, S. K. Walter Benjamin: tradução e melancolia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
KAFKA, F. O desaparecido ou Amerika. Trad. S. K. Lages. São Paulo: Editora 34, 2003.
KLEE, P. Angelus Novus. 1920. Oil transfer e aquarela sobre papel, 31.8 x 24.2 cm.
LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de História”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MONTEIRO, P. “M. Literatura e respiração: Ricardo Piglia (1940-2017)”. Pedro Meira Monteiro. 2017. Disponível em: <https://meiramonteiro.com/literatura-e-respiracao-ricardo-piglia-1940-2017/>. Acesso em: 28 jul. 2020.
PIGLIA, R. O último leitor. Trad. H. Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
RILKE, R. Elegias de Duíno. Trad. D. F. da Silva. São Paulo: Globo, 2005.
WITTE, B. Walter Benjamin: uma biografia. Trad. R. Freitas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Augusto Papini, Rafael Camelier da Silva, Simone Zanon Moschen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).