Presença: casa, cidade, pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p13-31Palavras-chave:
Presença, Casa, Cidade, Pandemia, ArquitecturaResumo
No presente artigo proponho pensar os efeitos da pandemia sobre a casa e a cidade buscando conceitos não hermenêuticos associados à presença como referência, relacionando arquitetura e cura.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo; 2007.
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos; 2009, p.24-51.
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? In: Nudez. Belo Horizonte: Autêntica; 2010.
COLOMINA, B. X-Ray Architecture. Zurique, Suiça: Lars Muller; 2019
GUMBRECHT, H.U. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Ed Contraponto; 2010.
HALL, E.T. A dimensão oculta. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1977.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro; 2001.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp; 2017. ZEVI, B. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes; 2009.
Fontes eletrônicas e sites
LIMA, G. C. L. SCHECHTMAN, R., BRIZON, L. C., FIGUEIREDO, Z. M. (2020, Abril de 2020). Transporte público e COVID-19: O que pode ser feito? Rio de Janeiro. Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI). Disponível em
https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/cidades-espacos-publicos-ecomportamento-discussoes-sobre-o-cenario-urbano-no-contexto-depandemia-global/ Acesso em 11 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Eduardo Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).