Traduzindo bits, exposições virtuais na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p183-198Palavras-chave:
Exposição, Tradução, Digital, Pandemia, EspaçoResumo
O que são as exposições digitais nas plataformas tecnológicas em realidade pandêmica: uma possibilidade de contato e introspecção por meio da arte, ou apenas uma forma encontrada pelas instituições e pelo mercado de arte em não suspender contato ou consumo de seu público? Em que medida mostras virtuais propiciam espaços de interlocução e conhecimento, ou simples deleite e prazer contemplativo, em que pesem simulacros espaciais revestidos por chancelas de grandes nomes ou instituições? Tais mensagens, adequadas digitalmente, constituem paradigma das novas relações e interações humanas?
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. A ideia da linguagem. In: A potência do pensamento Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BENJAMIN, W. (1916). Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Escritos sobre mito e Linguagem. São Paulo: Ed. 34; 2013.
BENJAMIN, W. (1923). A tarefa do tradutor. Tradução de Fernando Camacho. Revista Humboldt, Munique, F. Bruckman, n.40, p.38-45, 1979.
BENJAMIN, W. (1923). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, in Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, W. Língua e História. In: A potência do pensamento Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.
BRANCO, Lúcia Castello (org.). A tarefa do tradutor de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008. Disponível em: http://escritoriodolivro.com.br/bibliografia/Benjamin.pdf. Acesso em: 23 jul.2021.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
ICOM BRASIL, Dados para navegar em meio às incertezas: resultados da pesquisa com profissionais e públicos de museus. Disponível em:http://www.icom.org.br/wp- content/uploads/2020/11/20201120_Tomara_ICOM_SumarioExecutivo_FINAL .pdf. Acesso em:15.ago.2021.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
DA VINCI, Leonardo - 500 anos de um gênio. Disponível em: https://exposicaodavinci500anos.com.br/#/experience. Acesso em: 01 ago. 2021.
TOUR VIRTUAL – Exposição OSGEMEOS: Segredos. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/. Acesso em: 01 ago. 2021.
PINACOTECA DE SÃO PAULO - acervo permanente tour virtual. Disponível em: https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo- permanente/. Acesso em: 30 jul. 2021.
TOUR VIRTUAL - Exposições do MAM. Disponível em: https://mam.org.br/2020/03/18/tour-virtual-pelas-exposicoes-do-mam-sao- paulo-museu/. Acesso em: 30 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Saba Ruggiero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).