As exposições brasileiras com curadoria de Georges Didi-Huberman e sua contribuição para a difusão do pensamento warburguiano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p289-308Palavras-chave:
Exposição, Aby Warburg, Curadoria, Georges Didi-Huberman, história das exposiçõesResumo
Para além das obras literárias, a difusão do trabalho de Aby Warburg tem sido favorecida substancialmente por meio da organização de exposições. Além de remontagens expográficas do Atlas Mnemosyne, as evidências das teorias warburguianas adquirem especial relevância ao se relacionar à produção de exposições na sociedade contemporânea. Nesse sentido, este ensaio trata das exposições com curadoria do filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman, com ênfase nas montagens brasileiras Atlas, Suíte (2013) e Levantes (2018), exibidas, respectivamente, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para discutir como suas formas e procedimentos curatoriais contribuíram com a difusão do pensamento do teórico alemão.
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