ETAPAS E ANDAMENTO

2022-08-01

Esclarecemos o andamento:

A Revista ARA FAU USP, após receber as Submissões, realiza um extenso trabalho para garantir o mérito e o indispensável ineditismo, assim, evitar plágio ou autoplágio, como antes se explicou, na Notícia 19. 

A função acima objetiva incentivar a produção de conhecimento, pois  entende-se que a autoria das pesquisas amadurece ante novas pesquisas e reflexão sobre questões levantadas pelos membros na arguição, sendo capaz de aprimorar o texto defendido.

Uma vez finalizada esta etapa, reúnem-se os componentes do Conselho Editorial  composto por notórios professores atuantes nas áreas, externos e internos à USP, para aferir quem poderia emitir parecer,  em período entre uma semana e 15 dias, já então, sem que se identifique a autoria, método denominado duplo-cego. Em caso de desacordo, dificuldade ou demora, entre pareceristas, se envia sucessivamente para outra avaliação. 

Busca-se observar o afastamento ético e evitar  apreciação por proximidade, seja com resultado positivo, ou mesmo, negativo. Em todas as circunstâncias, solicita-se ao parecerista, para formular  sugestões, voltadas a colaborar para o aperfeiçoamento do conteúdo enviado. 

Seguem então para que cada autor analise e ajuste o solicitado, em especial, em aspectos confluentes remetidos, pelos pareceristas, a par das Normas da Revista ARA. Todo esse caminho, iniciado pelo envio de Submissão, se constitui indispensável e, aos autores, reiteramos agradecimentos, antes formulados.

Com tantos envolvidos, na  efetivação de cada um dos doze números, os editores  agradecem  enfaticamente,  o trabalho feito pelo conjunto de especialistas e técnicos, a incluir, os da FAU USP e os do Grupo Museu/Patrimônio FAU USP. 

Demanda-se trabalho coletivo, dedicação ímpar para concluir e postar as edições, englobando questões, critérios, respeito às diferenças, harmonia e transparência, em todas as etapas desta prática universitária. Grat@s,

Editores da Revista 

ARA FAU USP