Cristina Antunes

Extraordinária Leitora e Guardiã dos Livros

Autores

  • Débora Dias

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-5802.v2i1p256-270

Palavras-chave:

Cristina Antunes, Biblioteca Brasiliana, Livros raros, Conservação

Resumo

Da casa da rua Princesa Isabel ao monumental prédio da USP, Cristina Antunes (1951-2019) revela-se protagonista que acompanhou a formação e a travessia de uma Biblioteca composta de muitas coleções, em diferentes temporalidades. Neste texto, é convidada a rememorar episódios de sua formação e trajetória, em que condensa e miscigena a reflexão adquirida nas leituras e no convívio com pesquisadores e colecionadores com a experiência de quem sempre esteve próxima do manuscrito, do impresso e das bibliotecas. A conversa, baseada em duas entrevistas principais, é também uma homenagem a colecionadora de cordéis, paleógrafa, tradutora, especialista em bibliotecas, organizadora de livros, escritora, investigadora e, acima de tudo, leitora.

Biografia do Autor

  • Débora Dias

    Doutora em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, investigadora do grupo “Leitura e Formas de Escrita” do CHAM - Centro de Humanidades (nova FCSH - UAC) e membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (ceis xx - uc). Foi contemplada pelo Programa institucional de pesquisa nos acervos da USP, Biblioteca Guita e José Mindlin.

Referências

Antunes, Cristina. Memórias de Uma Guardadora de Livros. Entrevista a Cleber Teixeira e Dorothée de Bruchard. Colecão Memoria do Livro, vol. 3. São Paulo/Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado/ Escritório do Livro, 2004.

_________. “Livros: Imaginário, Colecionismo e Raridade”. Livro – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, n. 3. São Paulo, Ateliê Editorial, 2013.

Deaecto, Marisa Midori. “Uma Brasiliana para o Leitor do Século xxi”. Livro – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, n. 6. São Paulo, Ateliê Editorial, 2016.

Fonts, Amando. Rua do Siriry (romance). Rio de Janeiro, José Olympio, 1937.

Holbrook, Jackson. “O Tato (Uma das Cinco Portas de Amor ao Livro)”. Texto extraído da obra The Anatomy of Bibliomania (London, Faber and Faber, 1950). Tradução de Cláudio Giordiano. Coleção Plaquetas da Oficina n. 5. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Loeb, Rodrigo Mindlin. “Um Sonho Quase Impossível”. Revista do Livro da Biblioteca Nacional, n. 55, ano 19, Rio de Janeiro, 2015.

Mindlin, José. Uma Vida Entre Livros: Reencontros Com o Tempo. São Paulo, Edusp/Companhia das Letras, 1997.

Vieira, Márcia. “Cultura de Fachada”. Domingo. Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, n. 746, p. 10-11, s.d. Cota: GKM 1.1152.7

Downloads

Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Memória