Edições anteriores

  • Dossiê Viajantes
    v. 1 n. 1 (2018)

    Neste primeiro número, o destaque é o dossiê Viajantes, com textos dedicados aos relatos de visitantes que chegaram ao Brasil com a corte portuguesa, no século XIX, como os franceses Jean-Baptiste Debret, Charles Ribeyrolles e Auguste de Saint-Hilaire, ou ainda os alemães Friedrich Wilhelm Sieber, Georg Freyreiss e Friedrich Sellow, que revelam impressões sobre a descoberta do novo território.

    A revista traz ainda as seções “Raros e Raríssimos”, que se debruça sobre o romance Frida Meyer, de Vivaldo Coaracy, para tratar da sociabilidade feminina nos anos 1920 em Porto Alegre, “Memória”, que presta homenagem ao bibliófilo José Mindlin, e “Publicações BBM”, sobre a invenção das “brasilianas” no século 20 e a contribuição do bibliófilo Rubens Borba de Moraes para a coleção de Guita e José Mindlin, além da resenha do livro As Oito Viagens ao Brasil, de Gustavo Piqueira.

    A edição da Revista BBM tem 188 páginas e sua viabilidade contou com o apoio da Casa Rex, que realizou todo o projeto gráfico.

  • Dossiê Bibliofilia
    v. 2 n. 1 (2020)

    Neste segundo número, o destaque é o dossiê Bibliofilia: Circuitos e Memórias, fruto do evento realizado em 2018 na Biblioteca, que visava ampliar o debate relativo a questões inerentes aos campos da memória e da preservação do patrimônio cultural, artístico e científico do Brasil.

    Há também uma seção inteira dedicada ao evento em homenagem a Guita Mindlin: Rumos Atuais e Futuro da Conservação no Brasil, que abrange relatos significativos sobre o trabalho no sistema municipal de bibliotecas de São Paulo e experiências pessoais nos campos da preservação, salvaguarda e procedimentos de conservação de bens culturais.

    A revista traz ainda as seções “Raros e Raríssimos”, que se debruça sobre a importância do manuscrito seiscentista Saudades de Lídia e Armindo para a historiografia das letras luso-brasileiras do século XVII e investiga fontes manuscritas e impressas como herança da influência portuguesa do Brasil. “Estudos BBM” que examina a edição de 1873 do poema de Bento Teixeira Prosopopeia (1601); “Publicações BBM”, que aborda a apresentação da quinta edição de O Bibliófilo Aprendiz, escrita por Claudio Giordano, além da resenha do livro Bibliotecas de Maria Bonomi por Gustavo Piqueira; e “Memória” presta homenagem à curadora Cristina Antunes.

    A edição da Revista BBM n. 2 tem 312 páginas e sua viabilidade contou com o apoio da Casa Rex, que realizou todo o projeto gráfico.