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Prezados, bom dia.

Informamos que foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 24/08/2019 (Caderno Executivo, Seção I, pág. 322) o edital de abertura do Concurso Público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) junto ao Departamento de Música, na área de conhecimento: Instrumento - Violino e Música de Câmara.

O Edital ATAc 038/2019, referente ao concurso citado pode ser acessado através do link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_concursos/26_08_2019__09_47_36__96.pdf

Informamos ainda que as inscrições serão feitas através do Sistema da Universidade pelo link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao até as 17 horas do dia 04/10/2019. O andamento do concurso pode ser acompanhado pelo site da FFCLRP no menu "Transparência", item "Concursos Docentes" (link direto: https://www.ffclrp.usp.br/concursos/?c=1) bem como pelas publicações no Diário Oficial.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos na Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, situada à Avenida Bandeirantes, nº 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP ou pelo e-mail: atac@listas.ffclrp.usp.br.

Pedimos a todos ampla divulgação.

Att,

Marlon Spagnollo Rodrigues
Técnico para Assuntos Administrativos
ATAc - Assistência Técnica Acadêmica
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Fones: +55 (16) 3315-3836 / 3315-3673
E-mail: atac@listas.ffclrp.usp.br

  • IX Encontro de Musicologia de Ribeirão

    2022-10-11

    IX Encontro de Musicologia de Ribeirão

     

    9:30h-10h

    Comunicação: Dr. Guilherme Matos Sipahi (IFSC-CCEX)

    Vai mandar

    10h-11h

    Palestra: Profa. Dra. Graziela Perosa (EACH)

    “Notas provisórias sobre os movimentos identitários no Brasil”

    11h-12h

    Palestra: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro (FFCLRP)

    “Fructuoso Vianna na Semana de 22”

    12h-14h

    Almoço

     

    14h-15h

    Palestra Profs Drs. Rubens Ricciardi (FFCLRP), Paulo Veiga (Pós doutor pela FFCLRP) e Lucas Galon (Pós doutor pela FFCLRP).

    “A Semana de 22 e a ideologia brasileira: uma perspectiva da poiésis crítica”

    15h-16h

    Palestra: Prof. Jaime Ginzburg (FFLCH)

    “Imagens de corpos no modernismo brasileiro: violência e história”

     

    9:30h-10h       Comunicação: Dr. Guilherme Matos Sipahi (IFSC-CCEX) Vai mandar

    10h-11h          Palestra: Profa. Dra. Graziela Perosa (EACH)

    “Notas provisórias sobre os movimentos identitários no Brasil”

    Resumo: Pretende-se abordar os movimentos identitários de gênero e raça, especialmente, nas sociedades neoliberais. A intenção é relacionar mutações estruturais do Brasil contemporâneo à emergência destes movimentos, procurando lançar luz sobre paradoxos e clivagens sociais que se recriam a partir deles, por meio das ferramentas conceituais da sociologia bourdiesiana.

    11h-12h          Palestra: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro (FFCLRP)     “Fructuoso Vianna na Semana de 22”

    Existe um ritual hindu chamado prâna pratishtâ que consiste na transmissão do sopro vital a imagens que se tornarão objeto de culto (Cf. Néel, 1951). Diferentemente das religiões ocidentais, onde as imagens são supostamente portadoras de poderes divinos, os objetos de culto hindus são literalmente “carregados” de energia vital e “recarregados” através das meditações, para que possam estar sempre prontos para auxiliar espiritualmente os devotos. Jorge Luís Borges, sobre a eleição de clássicos, diz que o mais curioso é que cada nação que os elege parece preocupar-se para que nunca se pareçam  com seu país de origem (Cf. Borges, 1978). E exemplificava: o tolerante Cervantes na fanática Espanha; o “hiperbolesco” Shakespeare escolhido pela racional Inglaterra; e Goethe, “que se parece pouco com Hitler”, escolhido pela Alemanha. Disse ainda que as obras se tornam clássicas não ao serem escritas mas ao serem lidas, e que as sociedades elegeriam seus autores como uma espécie de “contraveneno temperamental” ou “um antídoto”, que chegariam para “corrigir os erros desses países”. Posto isso, se eleger clássicos é também, como diz Borges, eleger antídotos, daí a importância de estudar criticamente a vida e a obra de Fructuoso de Lima Vianna, redimensionando seu papel na História, à luz de uma musicologia moderna e isenta de preconceitos.

    14h-15h          Palestra Profs Drs. Rubens Ricciardi (FFCLRP), Paulo Veiga (Pós doutor pela FFCLRP) e Lucas Galon (Pós doutor pela FFCLRP).    “A Semana de 22 e a ideologia brasileira: uma perspectiva da poiésis crítica”

    Tendo em vista, logo após a Revolução Francesa, a crítica de Napoleão ao grupo de ideólogos em torno do Conde de Tracy e, por analogia, as críticas igualmente irônicas de Marx e Engels aos ideólogos alemães de seu tempo (contidas nos manuscritos da Die deutsche Ideologie, 1845/1846), critica-se neste ensaio, do mesmo modo, a ideologia brasileira enquanto abstração enganosa da história, forjando identidades em construções de segunda ordem e excluindo a pluralidade histórica das artes brasileiras em nome de uma univocidade ideológica. Daí se estuda também o esquecimento da poíesis a partir da Semana de 22, hegemônica que é no imaginário intelectual brasileiro, mas em Oswald de Andrade mesmo, se sua obra teatral e poética é levada apenas parcialmente em consideração, o que se estabelece posteriormente são os poucos aforismos de seus manifestos. Por fim, trata-se da definição da poíesis crítica enquanto nova epistemologia para a pesquisa em artes.

    15h-16h          Palestra: Prof. Jaime Ginzburg (FFLCH). “Imagens de corpos no modernismo brasileiro: violência e história”

    Em seu ensaio de 1942 “O movimento modernista”, Mário de Andrade comentou que entre os modernistas ocorria um problema referente à “atitude interessada diante da vida contemporânea”, e que neles existia uma “ausência de realidade”. Alguns argumentos a respeito da constituição do modernismo, em textos de historiografia literária de orientação canônica, apontam para o impacto do movimento, em particular na década de 1920, como triunfal e heroico. Nesta palestra, serão examinadas algumas obras específicas, incluindo “Frederico Paciência” de Mário de Andrade e “Parque Industrial” de Patrícia Galvão, que motivam reflexões sobre imagens de corpos em contextos violentos. É possível elaborar uma hipótese de que, nessas obras, as especificidades nas maneiras de configurar corpos estão relacionadas com problemas históricos do período dos anos 1920 e 1930. Essas relações podem ser examinadas em diálogo com as noções de “impasse histórico” (Ettore Finazzi-Agrò) e “invenção do novo” (Gerd Bornheim), em favor de uma crítica da abordagem triunfalista, e de uma renovação da leitura do ensaio de 1942.  

    17h Ensemble Mentemanuque e Luana Santos (sopranao): Canções Trovadorescas de Fructuoso Vianna, com textos de Guilherme de Almeida, arranjo para cordas de Camargo Guarnieri. 

     

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  • Concurso Público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP) junto ao Departamento de Música, na área: Instrumento - Violino e Música de Câmara

    2019-08-26

    Prezados, bom dia.

    Informamos que foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 24/08/2019 (Caderno Executivo, Seção I, pág. 322) o edital de abertura do Concurso Público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) junto ao Departamento de Música, na área de conhecimento: Instrumento - Violino e Música de Câmara.

    O Edital ATAc 038/2019, referente ao concurso citado pode ser acessado através do link: https://www.ffclrp.usp.br/imagens_concursos/26_08_2019__09_47_36__96.pdf

    Informamos ainda que as inscrições serão feitas através do Sistema da Universidade pelo link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao até as 17 horas do dia 04/10/2019. O andamento do concurso pode ser acompanhado pelo site da FFCLRP no menu "Transparência", item "Concursos Docentes" (link direto: https://www.ffclrp.usp.br/concursos/?c=1) bem como pelas publicações no Diário Oficial.

    Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos na Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, situada à Avenida Bandeirantes, nº 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP ou pelo e-mail: atac@listas.ffclrp.usp.br.

    Pedimos a todos ampla divulgação.

    Att,

    Marlon Spagnollo Rodrigues
    Técnico para Assuntos Administrativos
    ATAc - Assistência Técnica Acadêmica
    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
    Fones: +55 (16) 3315-3836 / 3315-3673
    E-mail: atac@listas.ffclrp.usp.br

    Saiba mais sobre Concurso Público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP) junto ao Departamento de Música, na área: Instrumento - Violino e Música de Câmara
  • VIII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

    2019-07-25

    VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO/ VIIIrd MEETING OF MUSICOLOGY OF RIBEIRÃO PRETO – NAP-CIPEM*

    Departamento de Música/ Music Department/ FFCLRP/USP, de 22 a 23 de agosto de 2019/ from 22nd to 23rd august 2019, Sala de Concertos da Tulha.

    22 de agosto (quinta)

    23 de agosto (sexta)

    8h: Credenciamento/ accreditation – Sala de Concertos da Tulha

     

    9h-10:30h (SO): Conferência/ Keynote 1 (1h + 30’): John Rink (Cambridge)

    9h-10h: Conferência/ Keynote 3 (1h + 30’): Rubens Ricciardi (USP)

    10:30h-12h (SO): Conferência/ Keynote 2 (1h + 30’): Aloysio Fagerlande (UFRJ)

    10h-11h: Conferência/ Keynote 4 (1h + 30’): Paulo César de Amorim Chagas (???)

    12h-14h: Almoço/Lunch

    12h-14h: Almoço/Lunch

    14h-16:40h – Sessão de comunicações 1. Mediação: Cássia Carrascoza (USP RP)

    14h-15:30h: Conferência 5/ Keynote 5: Fernando Corvisier

    15:30h-17:10h: Sessão de Comunicações 2. Mediação: Andreia Marin (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

    17h-18:30h: Mesa redonda/ Rondtable: Publish or Perish?: Chagas, Corvisier, Fagerlande, Ricciardi, Rink. Mediação:

     

    20h (Tulha): Quinteto de cordas da USP Filarmônica & Fernando Corvisier

    20h (Tulha): Fagerlande-Ceranto

                                                                                                                                 

    Apoio: FAPESP, CAPES

    Realização: DM FFCLRP, NAP-CIPEM, EsTraMuSE

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