Crônicas de fim de viagem: um diário mínimo para Olivier Toni

Autores

  • Lucas Eduardo da Silva Galon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.137080

Palavras-chave:

Família Toni, Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP

Resumo

Nesta crônica, Lucas Galon traz algumas reflexões e impressões sobre uma das últimas vindas de Olivier Toni ao Departamento de Música de Ribeirão Preto como professor, já octogenário, em que se evidenciam o caráter metafórico de seu discurso, o confronto de gerações, seu espírito crítico, sua ironia e sua modernidade peculiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Eduardo da Silva Galon, Universidade de São Paulo

    Lucas Eduardo da Silva Galon é compositor, regente e multiinstrumentista, mestre e doutor em Filosofia da Música, e graduado em Música, sempre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Apresenta ampla atividade artística e acadêmica: é docente da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), coordenador artístico e pedagógico da Academia Livre de Música e Artes (Alma), diretor artístico da Escola de Música da Instituição Aparecido Savegnago e coordenador geral do Projeto Música-Criança (USP). Como compositor e pesquisador teve suas óperas, obras sinfônicas e de câmara apresentadas no Brasil, Estados Unidos, Itália, Suíça e Portugal. É diretor artístico do Festival Música Nova “Gilberto Mendes” desde 2017 e um dos coordenadores artísticos do Festival Fiato al Brasile na Emilia Romagna (Itália). Como intérprete, trabalhou como violista na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Brasil Matuto Ensemble, Vocályse Sexteto e ZéLuZa Trio. Como maestro atuou em importantes orquestras e corais, como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a Orquestra Filarmônica da USP, o Coral Experimental da Unaerp e Orquestra Acadêmica Jovem do Alma. Conquistou o Prêmio Olivier Toni de composição em 2017. Em 2018, atuou como compositor e professor convidado na Miami University na cidade de Oxford, EUA, onde ocorreram duas estreias mundiais de suas obras.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Crônicas de fim de viagem: um diário mínimo para Olivier Toni. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 147-156. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.137080