Exemplos de figuras retóricas no 1º Responsório das matinas e encomendação de defuntos, de José Maurício Nunes Garcia

Autores

  • Eliel Almeida Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.137333

Palavras-chave:

retórica musical, José Maurício Nunes Garcia, música colonial brasileira, análise musical

Resumo

O artigo expõe a utilização de figuras retóricas no 1º Responsório das matinas e encomendação de defuntos, de José Maurício Nunes Garcia, destacando que esses recursos eram aplicados com o propósito de elaborar um enunciado musical eloquente e persuasivo. A metodologia empregada é embasada em análises de elementos de retórica musical relacionados ao texto, harmonia e disposição do discurso musical, apresentados em alguns exemplos.

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Biografia do Autor

  • Eliel Almeida Soares, Universidade de São Paulo

    Eliel Almeida Soares é graduado em Música (2008), mestre (2012) e doutor (2017) em Musicologia pelo Departamento e Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), todos sob a orientação do prof. dr. Diósnio Machado Neto. Faz parte do Laboratório de Musicologia (Lamus) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), onde desenvolve averiguações acerca das estruturas discursivas na música colonial brasileira. Também possui diversos trabalhos publicados sobre retórica musical.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Exemplos de figuras retóricas no 1º Responsório das matinas e encomendação de defuntos, de José Maurício Nunes Garcia. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 75-94. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.137333