Relato de experiência sobre os processos educativos de uma oficina de piano em grupo para crianças

Autores

  • Bianca Viana Monteiro da Silva Universidade de São Paulo
  • Simone Gorete Machado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142314

Palavras-chave:

piano em grupo, educação musical, processos educativos, musicalização por meio do piano, habilidades funcionais

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto de extensão para crianças Oficina de Piano em Grupo, realizado por duas integrantes do grupo de pesquisa Música e Educação. As aulas foram oferecidas no Laboratório de Piano em Grupo, com duração de uma hora por semana, durante um semestre. A oficina teve por objetivo ofertar aulas de piano na modalidade de ensino coletivo para as crianças interessadas da comunidade, a fim de oferecer uma vivência em questões teóricas musicais atreladas à prática de tocar piano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Viana Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

    Bianca Viana Monteiro da Silva é mestranda do Programa de Pós- Graduação em Música, linha de pesquisa Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Educação Artística com habilitação em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP). Menção honrosa foi conferida a ela por ter se destacado com a mais alta média de notas no curso. Na graduação foi monitora com bolsa do Programa de Estímulo de Graduação da turma de Piano em Grupo sob orientação da Profa. Dra. Simone Gorete Machado e desenvolveu projetos sob sua orientação. Publicou e apresentou em congressos sobre o ensino de Piano em Grupo e tem interesse nas áreas de Educação Musical e Ensino Coletivo.

  • Simone Gorete Machado, Universidade de São Paulo

    Simone Gorete Machado possui Mestrado em Música (Piano) e Especialização a nível de Mestrado em Performance pela The Hartt Schol - University of Hartford (EUA); Doutorado em Artes Musicais (Piano/General Education) pela University of Arizona (EUA). Atualmente é Professora Doutora do DM da FFCLRP-USP. Suas atividades incluem docência, pesquisa, extensão e performance, além da coordenação do Laboratório de Piano em Grupo. É co-autora de Piano em grupo: livro didático para ensino superior, autora do Estudo comparativo de livros didáticos norte-americanos para piano em grupo (Revista Ictus) e Class piano connections: A Brazil-U.S. group piano project (Clavier Companion). Criou o Encontro de Piano em Grupo USP-RP dando prosseguimento à organização, em 2012, do II Encontro Internacional de Piano em Grupo.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Relato de experiência sobre os processos educativos de uma oficina de piano em grupo para crianças. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 36-46. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142314