Florêncio José Ferreira Coutinho: um compositor dos tempos coloniais

Autores

  • Fernando Emboaba de Camargo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142610

Palavras-chave:

musicologia, Florêncio José Ferreira Coutinho, período colonial brasileiro

Resumo

O músico Florêncio José Ferreira Coutinho (Arraial do Inficionado, c. 1750 – Vila Rica, 1819) atuou em Vila Rica, atual Ouro Preto, durante a segunda metade do século XVIII e início do XIX. Além disso, participou das diversas instituições da cidade: nos Dragões (tropa com soldo, regimento de cavalaria), onde exerceu as funções de timbaleiro e, depois, trombeteiro-mor; em arrematações no Senado da Câmara, na Casa de Ópera e nas mais diversas irmandades da comarca; e com partido (ensemble) próprio, trabalhando como compositor, cantor (baixo) e instrumentista (trompista). A partir de recentes pesquisas sobre esse compositor mineiro (Ricciardi, Leoni, Castagna etc.) e de minha própria investigação em fontes primárias e secundárias, analisamos a situação desse homem pardo inserido na sociedade mineira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Emboaba de Camargo, Universidade de São Paulo

    Fernando Emboaba é Doutor em música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo Maia Junior a partir do ano de 2014. Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardia partir do ano de 2011. Graduado em Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto em 2010. Trompista da Orquestra de Sopros Cauim/ USP e Banda Sinfônica do Conservatório de Santa Rosa de Viterbo Dedica-se à composição e arranjo para coral, orquestra e grupos de câmara. Ministra aulas de trompa, harmonia, contraponto e precepção musical em cursos livres.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Florêncio José Ferreira Coutinho: um compositor dos tempos coloniais. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 47-74. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.142610