A ideologia do cânone e a morte da criatividade

Autores

  • Alexandre Guilherme Montes Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.143905

Palavras-chave:

cânone, criatividade, capitalismo artista

Resumo

Nesta pequena comunicação são abordados alguns conceitos importantes sobre a natureza da ideia de cânone, em especial sobre a ideia de pertencimento e de legitimação de um cânone musical de grandes obras e grandes compositores. Também o novo conceito desenvolvido por Pascal Gielen sobre a criatividade a serviço do lucro (lu-criatividade) e as ideias de Lipovetsky e Serroy sobre o novo capitalismo artista são aqui apresentados de maneira breve. Na conclusão evidenciam-se os contrastes entre os dois conceitos principais aqui descritos: o cânone e a criatividade.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Guilherme Montes Silva, Universidade de São Paulo

    Alexandre Guilherme é mestrando em música pela ECA/USP onde realiza pesquisa sobre as óperas da compositora Jocy de Oliveira, sob orientação do professor Dr. Marcos Câmara de Castro. Possui especialização em educação musical, bacharelado em regência coral e licenciatura em música, além de formação em composição musical tendo aulas com os professores Matheus Bitondi, Júlio Cesar de Figueiredo, Antônio Ribeiro e Celso Mojola, todas formações realizadas pela Faculdade Cantareira em São Paulo. Fez parte da terceira turma do curso Antropomúsica (curso de base antroposófica que discute as relações entre o homem e a música segundo as ideias do educador Rudolf Steiner), tendo aulas com Marcelo Petraglia e Meca Vargas. Atualmente atua como supervisor educacional do projeto Guri nas áreas de Canto Coral, Iniciação Musical, Fundamentos da Música e Piano. Como diretor musical possui mais de 20 direções de peças teatrais de diferentes grupos, destacando-se direções realizadas na EAD (Escola de Arte da Dramática/USP) e nas companhias Histórias para Helena, BoadaPeste Companhia de Teatro e Cia Lúdicos de Teatro Popular.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A ideologia do cânone e a morte da criatividade. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 120-126. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.143905