Corpos miméticos

Uma interpretação do K-pop cover em São Paulo

Autores

  • Thiago Haruo Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.152928

Palavras-chave:

cover, K-pop, mimesis, copia, dança

Resumo

Apresento neste artigo uma interpretação da prática do cover do pop sul coreano (K-pop) para delinear possíveis consequências para a teoria da mimesis, quando discutida junto às práticas musicais mediadas por dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores, que cumprem a função de máquinas miméticas. A partir de um estudo etnográfico realizado entre 2013 e 2015 junto aos praticantes do cover de K-pop em São Paulo, busco mostrar como os fãs desse gênero musical compreendem a reprodução feita por eles mesmos das performances dos artistas sul coreanos em palcos paulistanos. A prática do cover de K-pop, nesse sentido, mais do que uma imitação, surge como uma ação que assumindo o lugar do artista sul coreano, (re)produz nos palcos paulistanos os efeitos de performance presentes nos videoclipes. Se as máquinas miméticas colocam o fã em contato com o ídolo sul coreano, o cover tenta “passar um pouco do que o idol passa” quando assume o lugar de performer nos palcos paulistanos, tornando-se um corpo mimético em performance. O argumento aqui é de que ao se tornar um corpo mimético, os covers de K-pop entreveem o ponto de vista do próprio artefato artístico na relação com seu público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Haruo Santos, Universidade de São Paulo
    Thiago Haruo Santos é doutorando em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP) e também pelo Instituto de Altos Estudios Sociales da Universidad Nacional de San Martín (IDAES/UNSAM), da Argentina. É mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, onde defendeu a dissertação de mestrado Idols em imagens e sons, fãs em re-ação: uma etnografia da prática musical do K-pop em São Paulo . É pesquisador pleno no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Integra o projeto Musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia, projeto temático financiado pela FAPESP.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Corpos miméticos: Uma interpretação do K-pop cover em São Paulo. (2018). Revista Da Tulha, 4(2), 54-76. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.152928