O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes

paradoxos em análise

Autores

  • Daiane Solange Stoeber da Cunha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sonia Regina Albano de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.168051

Palavras-chave:

Ensino Artístico, Educação Básica, Ensino Superior, Integração das Artes, Formação Docente

Resumo

Este artigo traz parte da investigação de doutorado que aborda a integração das artes na formação de professores de Arte da Educação Básica no Brasil. A incongruência existente entre o hibridismo que caracteriza parte da produção artística contemporânea e a maneira como se processa o ensino das artes nos cursos superiores, em contraposição a uma atuação docente polivalente na educação infantil e no ensino fundamental, suscita uma reflexão crítica mais profunda. Desde 1960 a Educação Básica tem privilegiado um ensino artístico polivalente, contexto reafirmado pela recente BNCC (Base Nacional Comum Curricular), enquanto as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior valorizam uma formação específica em cada uma das linguagens artísticas. Nesse sentido o presente artigo se propõe a analisar e compreender a trajetória dos ordenamentos destinados ao ensino artístico com o intento de compreender as suas incongruências, o que precisa ser remodelado ou mantido e como adequar as matrizes curriculares dos cursos de arte a esse conjunto ordenatório

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Biografia do Autor

  • Daiane Solange Stoeber da Cunha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Daiane Solange Stoeberl da Cunha é doutora em Música pelo Instituto de Artes da Unesp/SP (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003). Especialista em Música Eletroacústica com ênfase em Composição pela UNESPAR- FAP (2016). Foi bolsista Capes durante o doutorado. Realizou Estágio Doutoral na Universidad Autónoma de Madrid (2018-2019). É docente na Licenciatura em Arte na UNICENTRO desde 2008. Autora de livros e artigos nos seguintes temas: artes integradas, ensino de música contemporânea, interdisciplinaridade, formação docente, práticas criativas na educação musical e novas tecnologias.

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

     

    Sonia Regina Albano de Lima é doutora em Comunicação e Semiótica - Artes (PUC/SP); pós-doutora em interdisciplinaridade e educação pelo GEPI-PUC/SP; pós-doutora em música pelo IA-UNESP; bacharel em instrumento - piano (FMCG); bacharel em direito (USP). Desde 2005 atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Música do IA-UNESP. Possui livros, coletâneas, artigos e pesquisas envolvendo a interdisciplinaridade, música, performance e educação musical. Foi Presidente da ANPPOM de 2015 até 2019.

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Publicado

2020-05-26

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise. (2020). Revista Da Tulha, 6(1), 78-109. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.168051