Resenha da nova edição digital, revisada e modernizada do Livro Educação Musical Através do Teclado volume 1 -Musicalização, de Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves e Cacilda Borges Barbosa. Revisores: Tiago Batistone e Ingrid Barancoski.

Livro do aluno e manual do professor

Autores

  • Fátima Monteiro Corvisier Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170438

Palavras-chave:

Pedagogia do Piano, Música - instrução e estudo, Instrumentos de teclado-instrução e estudo, Batistone, Barancoski, Corvisier, UNIRIO

Resumo

Resenha sobre nova edição em formato digital, revisada e modernizada, do primeiro volume da série de livros didáticos Educação Musical através do Teclado de Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves e Cacilda Borges Barbosa  (livro do aluno - 9a. edição e manual do professor- 3a. edição). Essa edição digital é resultado do trabalho de pesquisa de Tiago Batistone com bolsa de Iniciação Científica PIBIC sob a supervisão e coordenação da Profa. Dra. Ingrid Barancoski, professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Monteiro Corvisier, Universidade de São Paulo

    Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou- se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ. Forma com o pianista Fernando Corvisier o Duo Corvisier, que se apresenta regularmente no país e no exterior. De suas apresentações internacionais destacamos a palestra-recital realizada em 2007 no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal; apresentação em palestras e recitais, nas universidades de Londres e de Viena  em 2013, na Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha, em 2016 e em Portugal nas Universidades de Aveiro e Évora em 2019. Desde 2004, Fátima Corvisier é docente de piano do Departamento de Música da FFCLRP-USP, atuando nas áreas de performance e pedagogia do piano.

Referências

GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira. Educação musical através do teclado – Manual do professor. 1º. volume - Musicalização. 3ª. edição. Rio de Janeiro: edição da autora, 1989.

GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira . Educação musical através do teclado – Manual do professor. 1º. volume - Musicalização. 4ª. edição. Rio de Janeiro: edição da autora, 2011.

GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira e BARBOSA, Cacilda Borges. Educação musical através do teclado. 1º. volume - Musicalização. 8ª. Edição. Rio de Janeiro: edição das autoras, 2007a.

PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: Metodologias e Tendências. 2ª. edição. Brasília: Editora MusiMed, 2013.

USZLER, Marianne; GORDON, Stewart; SMITH, Scott M. The Well Tempered Keyboard Teacher. 2ª. edição. Belmont, CA: Schirmer Books, 2000.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

Resenha da nova edição digital, revisada e modernizada do Livro Educação Musical Através do Teclado volume 1 -Musicalização, de Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves e Cacilda Borges Barbosa. Revisores: Tiago Batistone e Ingrid Barancoski.: Livro do aluno e manual do professor. (2020). Revista Da Tulha, 6(1), 194-205. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170438